A Fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular
Aimee Semple McPherson (09/10/1890 a 27/09/1944), nasceu no Canadá como Aimee Elizabeth Kennedy,foi criada dentro da igreja Metodista mas sua conversão realmente apenas aconteceu quando conheceu o missionário Robert Semple em 1907. Casando-se com seu pai na fé em 1908 e mudaram-se para China onde ambos pegaram malária e Robert morre pela doença em 1910. Logo depois disso voltou para América junto com sua filha Roberta Semple.
Casou-se novamente com Harold McPherson, homem que não gostava de missões. Teve outro filho e achou que podia dedicar-se à família. Caiu enferma. Estava à beira da morte quando o Senhor perguntou a ela: "Vai pregar agora ou não?" Ela respondeu: "Sim, vou pregar." Em 15 dias estava totalmente curada.
Em junho de 1915, ela começou a evangelizar usando tendas, em primeiro lugar, viajando pelo leste dos Estados Unidos, indo então para outras partes do país.
Cansada das constantes viagens, McPherson morava Los Angeles, onde ela tinha uma casa que também era uma igreja. McPherson acreditava que através da criação de uma igreja em Los Angeles , os fies viriam a ela de todo o país, e ela poderia plantar a semente do Evangelho Quadrangular à turistas e falar com pessoas de diferentes regiões e paises. Durante vários anos ela continuou a viagem para angariar fundos da construção da igreja, que se chamaria Angelus Temple. Ela levantou mais do que o esperado e alterou os planos originais para construir um mega-igreja. A igreja foi inaugurada em 01 de janeiro de 1923 com sua própria denominação chamada a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular, que incidiu sobre a natureza do caráter de Cristo, que ele era o salvador, batizador com o Espírito Santo, curador e Rei vindouro. O templo tinha uma capacidade de assento de 5.300 pessoas e estava lotada, três vezes por dia, sete dias por semana.
McPherson foi assinalada como um pioneira no uso dos meios de comunicações modernos, especialmente de rádio, na época um recurso crescente de entretenimento popular na América do Norte.
Seu ministério foi tão impactuante que em 1999 a conceituada revista americana Times, incluiu na lista das 100 personalidades.
E ainda foi responsável
Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezavam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor a Deus 24 horas por dia.Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).
Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.
Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.
Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.